"Roube Como Um Artista" ou o livro mais inspirador que já li

by - quarta-feira, agosto 19, 2015

Comprei o livro em fevereiro do ano passado e desde que criei o blog estava pra fazer esse post. Mas como Thamires tarda mas (às vezes) não falha, hoje é dia de falar desta maravilhosidade em forma de livrinho.


"Roube Como Um Artista - 10 dicas sobre criatividade" é um daqueles livros pra deixar do lado da cama ou num lugar bem visível pra se ler sempre. O escritor Austin Kleon dá muito mais do que dicas pra desenvolver melhor sua criatividade. Ele faz com que você entenda mais quem é, o que gosta e fala daquele caminho das pedras que todo mundo passa pra fazer o que de fato tem vontade.


Há quem se assuste com o nome do livro, mas calminha aí que Austin não te ensina a ser meliante não. Nas 159 páginas, você vai encontrar ensinamentos maravilhosos sobre a vida de quem precisa da criatividade pra trabalhar e colocar as coisas nos eixos. O tal "roubo" que o título traz tem o sentido de "se inspirar absorvendo algo de uma pessoa", o que é bem diferente de plagiar o amiguinho. Ter referências e alguém pra se inspirar no momento da criação é maravilhoso e envolve várias etapas. Esse é o ponto chave do livro.


Entre um trecho e outro do livro, tem frases inspiradoras de várias personalidades das artes e da vida. De David Bowie à Steve Jobs, passando por Jay Z e mais uma galera boa. O livro tem uma vibe meio handmade, com colagens explicativas e gráficos simples mas completamente esclarecedores.


"Se tivesse esperado para saber quem eu era ou o que eu queria fazer antes de começar a ‘ser criativo’, bem, eu ainda estaria sentado tentando me entender ao invés de estar fazendo o que quer que seja. Pela minha experiência, é no ato de criar e de fazer nosso trabalho que descobrimos quem somos. 
Você está pronto. Comece a fazer."  (p. 35)


As dicas do livro não são regras a serem seguidas. Em uma parte, Kleon nos aconselha a "guardar e aproveitar o que quisermos", ou seja, não tem receita de bolo pra seguir passo a passo. Cada um vai desbloquear seu lado criativo de uma forma.

Por fim, indico o livro pra quem trabalha no meio criativo ou não. A leitura é gostosa e altamente inspiradora. Terminei ele em basicamente dois dias. Aconselho a lê-lo sem pressa (caso consiga porque ele te prende, ao menos me prendeu), pra anotar as boas indicações e absorver o bom conteúdo que o autor expõe do início ao fim.

Quem mais leu e adorou "Roube Como Um Artista"? Bora conversar sobre!

Beijos

16 comentários

  1. Já folheei esse livro Thamires e me pareceu ser realmente muito bacana. Essa ideia da inspiração ~ ao contrário do plágio ~ é algo bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito interessante, Vale muito a leitura!
      Beijos

      Excluir
  2. eu tô é louca pra ter esse livro comigo ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu sou doida pra ler esse livro! Empresta prazamiguinha? hahahaha Obs.: amei as fotos do post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresto sim, miga!
      Fiz as fotos meio na pressa mas fico feliz por ter curtido o resultado.
      Beijossss <3

      Excluir
  4. Uma amiga me mostrou esse livro tem um tempãao. Parece muito interessante mesmo, ainda mais se a gente pensar que nada nessa vida se cria, tudo se transforma hahaha Quer dizer, claro que criamos, mas a partir daquilo que vivemos, das experiências que temos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, acho que você vai curtir bastante o livro. Ele como um todo é bem envolvente e faz a gente pensa em um monte de coisas.
      Beijos

      Excluir
  5. AAAAAA, eu quero <3 Quero muito!!!
    Amei seu blog <3
    Beijos

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vou procurar esse livro, assim de primeira instância não me chamou em nada a atenção, mas como você está indicando e está gostando vou procurar mais sobre e dar uma olhada em alguma livraria da cidade;

    beijos

    malditovivant.net

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é uma das coisas mais maravilhosas do planeta! Sou apaixonada por ele e leio de tempos em tempos pra me lembrar de todo o incentivo e inspiração que tem nele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Maki!
      Faz muito bem lermos ele de vez em quando pra dar uma inspirada boa na vida. Ele é um dos livros mais legais que li nos últimos tempos.
      Beijos

      Excluir